Conheça a pequena rua de Milão que virou centro do motociclismo retrô

13-11-14

Vestido com uma camisa xadrez, anéis nos dedos e barba rala, Desiderio Pavoni não tem como esconder sua faceta de motociclista: a marca escura sobre o pé esquerdo da bota faz questão de denunciá-la. Proprietário de uma Harley-Davidson XR 1200 e de uma Triumph Bonneville, Pavoni dirige a KD Store, loja especializada em equipamentos motociclísticos que recebem um toque de alta costura.

Localizada no número 3 da Via Thaon di Revel, uma estreita rua do bairro de Isola, em Milão (Itália), a KD foi o segundo estabelecimento desse tipo aberto naquela região, localizada na zona norte da cidade. Aos poucos, a rua foi invadida por várias lojas especializadas em duas rodas, e acabou transformada em um “motoquartiere” (“bairro da moto”, na tradução livre do italiano).

O fenômeno não ocorreu por acaso: surgiu da ideia de Dario Mastroianni, outro a ter um comércio temático na Thaon di Revel — ele é dono da Officine Mermaid, instalada há mais de cinco anos no número 4. Ex-trabalhador da construção civil, Mastroianni sempre foi apaixonado por motos da Harley-Davidson. Após guardar algum dinheiro, decidiu abrir a oficina em Isola, bairro onde cresceu, com a proposta de focar na customização retrô — onda que, inclusive, já contaminou até mesmo as fábricas oficiais, que passaram a criar modelos como Triumph Bonneville e Thruxton, Ducati Scrambler e Yamaha XJR 1300.

“Quando abrimos a Officine Mermaid, queríamos criar um ponto de encontro para os amantes de motos custom, onde se poderia discutir com o mecânico tomando uma cerveja”, explicou o dono. Com o sucesso da oficina, que passou a atrair cada vez mais fregueses, Dario decidiu usar a “grife” Mermaid para abrir uma loja de acessórios e também um café, na própria vizinhança. A partir daí, surgiram planos mais ambiciosos. “Eu queria fazer um quarteirão da moto, então chamei meus amigos para abrir outros negócios com a mesma proposta”, contou.

Desiderio Pavoni, o proprietário da KD Store mencionado no início deste texto, foi um dos que entraram na onda. Na Thaon di Revel, inaugurou uma loja que vende desde belas jaquetas de couro com estilo vintage até equipamentos de segurança com um toque de exclusividade, caso dos capacetes da marca Fashion Helmets. “A moda é algo vivo e muito importante aqui em Milão, assim como a moto. Sempre pensei: por que não pilotar com segurança e bem vestido?”, explicou.

 

Fonte: UOL