Dicas para pilotagem em grupo na estrada

1374333001moto_boa

Pilotar na estrada com outros motociclistas requer conhecimento e habilidade. Por isso, preparamos algumas dicas para que suas viagens sejam sempre seguras e possam ser curtidas ao máximo e sem preocupações.

Chegue preparado: lembre-se que você faz parte de um grupo. Não descumpra o horário combinado e esteja com o tanque cheio.

Faça uma reunião pré-estrada: Debatam temas como a rota, paradas para descanso e abastecimento e sinais de mão. Definam quem será o líder do grupo (quem ficará à frente) e quem ficará ao final. Esses dois devem ser motociclistas experientes e bem versados em procedimentos de viagem em grupo. O líder deve estar sempre atento ao que está ocorrendo com o restante do grupo.

Guie preparado: pelo menos um membro do grupo deve estar equipado com celular, kit de primeiros-socorros e kit completo de ferramentas para reparos emergenciais. Isso deixará o grupo preparado para lidar com imprevistos.

Pilote em formação: a imagem abaixo indica a forma correta de se pilotar em grupo em estradas. Com ela, cada motociclista tem tempo e espaço suficientes para uma eventual manobra emergencial. Porém, quando se está em uma estrada com muitas curvas, com baixa visibilidade, de más condições estruturais ou quando se está entrando ou saindo delas, o ideal é andar em fila indiana. O mesmo vale para situações em que um espaço maior para manobras se faz necessário.

Forma correta de se pilotar em grupo em estradas. Esta posição permite que cada motociclista tenha tempo e espaço suficientes para uma eventual manobra emergencial.

Evite formações lado a lado: se você tiver que desviar repentinamente tal formação pode causar um grave acidente.

Cheque os outros motociclistas pelo retrovisor periodicamente: se você notar que alguém está ficando para trás, diminua a velocidade para que ele volte a se aproximar do grupo. Se todo o pessoal do grupo se preocupar com isso vocês conseguirão manter uma velocidade média justa e sem pressão aos outros.

Se você ficar distante do grupo, não entre em pânico: seu grupo deve ter um plano pré-determinado para o caso de uma situação como essa ocorrer. Não infrinja as leis ou vá além de suas habilidades de pilotagem para alcançar o grupo.

Problemas médicos ou mecânicos: use um celular ou rádio para pedir assistência.

segruança na estrada

Gestos úteis para viagens em grupos

Mantenha o grupo em um tamanho gerenciável: caso não esteja em uma viagem acompanhado por profissionais, evite ultrapassar a quantidade de sete motos reunidas. Se necessário, crie sub-grupos para facilitar a locomoção e evitar acidentes.

 

Fonte: Motorcycle Safety Foundation