Espaço do Motociclista

Home / Espaço do Motociclista / Sistema evita acidentes com motos e bikes

Sistema evita acidentes com motos e bikes

28

O Grupo Jaguar Land Rover desenvolve novas tecnologias que utilizarão cores, sons e toques dentro do carro para alertar motoristas de potenciais riscos de acidentes envolvendo motos e bicicletas.

Sensores espalhados ao redor do carro detectam quando motociclistas, ciclistas e pedestres estão se aproximando. Por meio de estímulos visuais, sonoros e sensoriais, o motorista pode identificar a presença de um usuário e evitar acidentes em potencial. Ao invés de utilizar advertências sonoras genéricas, que demoram para ser processadas pelo cérebro do motorista, o novo sistema Bike Sense utiliza luzes e sons que o motorista pode associar instantaneamente ao perigo.

Para ajudar o motorista a entender onde o ciclista/motociclista está em relação ao seu carro, o sistema de áudio enviará um aviso sonoro de campainha de bicicleta (no caso de um ciclista)  ou buzina de motocicleta (se for um motoqueiro que estiver se aproximando). O aviso sonoro sairá do falante mais próximo de onde estiver vindo o veículo em movimento, assim, ficando fácil identificar sua direção.

Se a moto ou a bicicleta estiver vindo de trás do carro, o sensor detecta a direção que irá tomar. O assento dará um toque no ombro do motorista para avisá-lo da aproximação. O movimento das luzes nas superfícies em questão indicarão a direção do usuário. Wolfgang Epple, diretor de pesquisas tecnológicas da Jaguar Land Rover, afirma que seres humanos desenvolveram instintos de perigo há milhares de anos. Certas cores, como amarelo e vermelho, darão respostas mais imediatas, enquanto todos são capazes de reconhecer o som de uma buzina de bicicleta.

Se um grupo de ciclistas, motociclistas e pedestres estiver se movendo ao redor do carro em uma via urbana movimentada, o sistema prioriza ameaças mais próximas. Logo, o motorista não seria incomodado ou distraído por luzes e sons.

O Bike Sense também identifica ameaças que o motorista não pode ver. Se um pedestre ou ciclista estiver atravessando a rua e estiverem encobertos por um carro estacionado, por exemplo, os sensores alertam o motorista da ameaça utilizando luzes e sons. Se o motorista ignorar a advertência e acelerar, o sensor fará o acelerador vibrar, assim, advertindo a ameaça e impedindo reações. O novo equipamento também poderá impedir que o passageiros abram a porta do veículo no caminho de uma bicicleta. Se um deles insistir em abrir a porta, a maçaneta vibrará e emitirá sons, impedindo a abertura. Confira abaixo o vídeo que explica bem como tudo funciona.

http://youtu.be/_rw3Cia9WZ0

Fonte: Car and Drive

Voltar