Notícias

Home / Notícias / Começando a correr? 10 dicas para se dar bem!

Começando a correr? 10 dicas para se dar bem!

29

Começando a correr? Coloque um tênis, vá ao parque e ponha um pé na frente do outro de maneira rápida, sem tropeçar. Parece simples? Não é bem assim.

Correr todo mundo sabe, mas há algumas regrinhas que farão você se dar bem logo de cara e evitar algumas lesões, separei 10 dicas que sempre compartilho com meus amigos e corredores iniciantes.

1) Escolha um bom tênis: Um bom tênis não tem nada a ver com preço e sim com o ajuste dele ao seu corpo. Vá a uma loja especializada e faça o teste da pisada para saber se é Pronador ou Supinador (Sub-Pronador), depois escolha um tênis que seja confortável e com boa respirabilidade. Nem sempre o mais bonito é o melhor.

2) Deixe o iPod em casa: Nos primeiros treinos, deixe o aparelho de som em casa. É muito importante entender e escutar o próprio corpo. Passos com som alto significa que alguma coisa você não está fazendo direito. Preste atenção no que está acontecendo contigo, para não se lesionar lá na frente.

3) Não existem super-heróis: Infelizmente! E você também não é um. Começou a correr? Entenda seus limites e respeite-os. Siga uma planilha de treino. Se for para correr 3k, corra 3k. Se for para correr 1min e andar 2, faça! Aos poucos a evolução chega e você já estará correndo uma maratona, quem sabe até uma ultra?

4) Amigos são sempre bem-vindos: Correr com aquele amigo mais experiente ou influenciar um amigo a correr é uma excelente maneira de curtir a corrida, se motivar e ainda dar um impulso a mais. Sempre que estamos com alguém nos observando fazemos um pouco a mais do que achamos que conseguimos e um amigo então, fazemos mais ainda para impressionar.

5) Nem todo dia é dia: Começou bem e depois teve um treino ruim? Era para correr 8k e correu só 3k? Não se desespere, não foi seu rendimento que caiu, tem dia que não estamos bem. Pode ser alimentação, sono ou estresse, o importante é não deixar isso te desanimar, no dia seguinte o treino volte ao treino normal.

6) Treino de corrida, não é só correr: Para correr mais rápido e mais longe, você precisa fazer treino de força, propriocepção, resistência e potência. Nem todos, mas quanto mais investir nesses treinos paralelos, seu desempenho chega ao pico mais rápido e com mais harmonia, além de ajudar a evitar lesões!

7) Hidrate-se: Água será sua maior aliada. Esteja bem hidratado e evite diversos problemas durante a corrida. Então beba água antes de correr, beba durante (ainda mais se a corrida for muito longa) e beba depois. Água é saúde, então pode beber a vontade! Só não esquece que se beber muita água antes, pode ter que parar para esvaziar o tanque!

8) Respire: Sua respiração é seu termômetro. Ofegante, você está exagerando. Se estiver respirando igual quando caminha, você está com energia sobrando, pode puxar o treino. Tente manter uma respiração de quatro passos inspira e quatro expira, com essa técnica dá para guardar mais energia e ir mais longe.

9) Não esqueça de aquecer e alongar: Faça alongamentos dinâmicos no começo da corrida, para aquecer os músculos e não ter nenhuma surpresa logo no começo. Fique em movimento e prepare seu corpo para correr. Terminou a prova, alongue seus músculos e relaxe. Um bom alongamento pós corrida ajuda na recuperação e a reduzir a possibilidade de problemas no futuro.

10) Divirta-se: Correr é um momento seu, para pensar, relaxar e descansar. Não se estresse procurando o melhor desempenho do mundo, a não ser que ganhe muito bem para isso. Curta a paisagem, conheça pessoas e se solte. O objetivo é terminar a corrida mais leve do que começou!

Bons treinos!

Fonte: Corredor Amador

Voltar