Entenda como a tecnologia ajuda no desenvolvimento de próteses

11
As novas tecnologias estão ajudando no desenvolvimento de próteses e barateando seu custo, tornando-as assim acessíveis a um número maior de pessoas. O uso de próteses ajuda a melhorar a qualidade de vida de pacientes que apresentam problemas no ombro, quadril e joelho, por exemplo – três das articulações que mais apresentam desgastes.

A diferença entre órtese, que é um dispositivo externo e que auxilia a função de um membro, como uma palmilha. Já as próteses substituem a função de um membro ou articulação, e podem ser externas ou internas ao corpo. No caso das crianças, as próteses precisam ser substituídas conforme o corpo vai crescendo.

Um dos avanços nessa área é o uso de impressoras 3D, com as quais é possível reconstruir pedaços do corpo. Para produzir uma prótese com o uso da impressora 3D é preciso, em primeiro lugar, escanear a parte do corpo que será reproduzida.

Há, no entanto, uma restrição ao uso de próteses. Pessoas com osteopenia ou osteoporose, por exemplo, que é a perda de massa óssea, podem ser impedidas de usar próteses.

Fonte: Bem Estar