Próteses modernas podem substituir até articulação do hálux, dedão do pé

08

 

A medicina avançou muito, e já é possível substituir articulações com artrose ou desgaste por uma prótese.

Os locais mais conhecidos e comuns para a substituição são os quadris, ombros e joelhos, mas já existem próteses de várias articulações como cotovelo, dedos das mãos, tornozelo – como já falamos em outro artigo. Hoje vamos mostrar o primeiro dedo do pé, o hálux.

Indicação
prótese do dedão é indicada nos casos de artrose/desgaste avançado no hálux, doença conhecida como hallux rigidus, muito comum em atletas que fazem impacto como a corrida.

A queilectomia (retirada da saliência, usada apenas nos estágios iniciais), operação de Keller (osteotomia e ressecção da lesão da falange) e artrodese (fusão da articulação) são consideradas como os tratamentos já consagrados e ainda apresentam resultados satisfatórios, mas são técnicas que não são imunes a insucessos ou complicações.

A operação de Keller mantem o arco de movimento do dedo aceitável, mas ocorre uma perda de força de impulsão ao andar não estando indicada em pacientes jovens ou de meia-idade ativos. Fica nesses casos a indicação da prótese ou a artrodese.

A artrodese do dedão é considerada por muitos como o tratamento ouro realizado em pacientes jovens ou ativos por apresentar resultados positivos a longo prazo no alívio da dor e por preservar a transmissão de forças de impulsão ao hálux, permitindo até determinadas atividades esportivas com impacto de leve intensidade, contudo, estudos mostraram que esta é uma cirurgia que apresenta uma taxa maior que 20% de insucesso (falha na fusão óssea) e alguns autores referem a alteração na biomecânica do antepé levando a sobrecarga nos outros dedos por transferência de pressão.

Outra questão que refere-se aos  atletas é que embora consigam  fazer as atividades diárias com pouca dor, deixaram de poder utilizar o calçado flexíveis conhecidos como minimalistas e a principal reclamação das mulheres é a impossibilidade de utilizarem sapatos de salto alto.

Como funciona? Quais as vantagens?

A artroplastia/prótese do hálux tem a vantagem de se poder obter alívio sintomático da dor mantendo a anatomia e uma transmissão de forças o mais próximo possível da normalidade já que consideramos ser uma substituição da articulação.

Vários modelos de prótese do dedão  estão no mercado brasileiro e internacional como as de silicone, as parciais ou hemiprótese com componente falângico em titânio, outras com fixação/integração ósseo um sistema press-fit e até alguns modelos de cerâmica.

O grande triunfo está em manter a função articular metatarsofalângica do um dedo  com amplitudes de movimento dentro dos padrões da anatomia normal com excelentes resultados clínicos e funcionais. A desvantagem é o custo.

Fica como mensagem a opção para ser discutida com seu médico de fazer a prótese do dedão do pé, na tomada de decisão conjunta já que o aumento do numero de pessoas que praticam esportes e desenvolvem a artrose vem crescendo exponencialmente.

Fonte: Globo Esporte